Circular Turismo
SPTrans
Prefeitura de São Paulo - Mobilidade e Transportes
 

Sobre

Atenção: em virtude das ações de combate ao COVID-19 o serviço do Circular Turismo está interrompido por tempo indeterminado.

O Circular Turismo SP foi especialmente planejado para que você conheça São Paulo com conforto e segurança. A possibilidade de embarques e desembarques ilimitados pelo circuito, permite que você conheça os principais atrativos turísticos que a cidade oferece. O roteiro apresenta informações sobre a história, arquitetura e cultura da capital paulista. Enquanto você contempla a paisagem, ainda conhece um pouco mais sobre o incrível destino que é São Paulo!

Valor

R$ 40 bilheteVenda somente dentro do ônibus. Pagamento em dinheiro, cartões de crédito e débito.

Idiomas

Português, English, Español
Sistema de áudio com informações turísticas.

Hop On Hop Off

Válido por 24 horas a partir da primeira utilização, com embarques e desembarques ilimitados durante o funcionamento do serviço.

Horários

3 saídas diárias

De segunda a sexta-feira: às 9h, 11h20 e 14h10; Aos sábados: às 8h, 10h30 e 13h30, da parada 1 – República. É possível iniciar o passeio embarcando em qualquer ponto de parada do circuito.

Atenção: Aos domingos e feriados, saídas às 10h, 12h, 15h e 17h10 da parada 1 – República. Rota alternativa aos domingos. Não passa pela Avenida Paulista.

Para mais informações, ligue 0800-116566

Informações importantes

A bordo do Circular Turismo SP, temos algumas dicas para que você desfrute seu passeio da melhor forma possível. São muitas as atrações que estão disponíveis ao longo do circuito. Planeje seus desembarques. Uma vez que tenha visitado o local de interesse, você pode regressar ao ponto e pegar o próximo veículo. Leve em conta as três saídas diárias e a validade do seu bilhete. Baixe o aplicativo que lhe permite acompanhar em tempo real o horário em que o veículo passará em cada um dos pontos de parada. Alguns deles contam com Wi-Fi público gratuito.


Foto: Jefferson Pancieri

REPÚBLICA

Praça da República, em frente à Central de Informação Turística

A Praça da República, originalmente chamada de Largo dos Curros era, no século XIX, palco de rodeios e touradas. Cenário de grandes manifestações políticas que mudaram a história do país, abriga edifícios históricos, belas esculturas, um coreto e o edifício da antiga Escola Normal Caetano de Campos. Aos domingos, acontece a mais tradicional Feira de Artes e Artesanatos da cidade, que reúne centenas de barracas. É possível encontrar uma infinidade de objetos antigos, pequenas obras de arte, joias, bijuterias, além de deliciosos quitutes.

Atrativos próximos: Biblioteca Mário de Andrade, Edifício Copan, Edifício Itália, Igreja da Consolação, Igreja de Santa Ifigênia, Praça Roosevelt, Rua Santa Ifigênia.


Foto: José Cordeiro

PACAEMBU

Praça Charles Miller

O Estádio Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu, está intimamente ligado à história do futebol no país. Inaugurado em 1940, foi considerado o mais moderno estádio sul-americano. Foi palco de seis partidas da Copa do Mundo de 1950. Embaixo de suas arquibancadas está o Museu do Futebol, com um acervo multimídia que preserva os principais e mais importantes momentos do futebol nacional. Os fatos são relacionados ao contexto histórico do país e do mundo, apresentando o esporte como uma das mais reconhecidas manifestações culturais do povo brasileiro.

Atrativos próximos: Bancas de flores da Av. Dr. Arnaldo, Casa Guilherme de Almeida, Cemitério do Araçá, Museu de Arte Brasileira, Parque Buenos Aires.


Foto: Dirceu Rodrigues

PAULISTA: MASP | CASA DAS ROSAS

Avenida Paulista, próximo ao nº 1941 | Avenida Paulista, próximo ao nº 37

A Av. Paulista é um centro financeiro e cultural. Por lá passam milhares de pessoas por dia, o clima de pressa e trabalho durante a semana torna-se festivo e descontraído aos finais de semana. Antigo lar da elite paulistana, ainda é possível observar exemplares arquitetônicos da época, como a Casa das Rosas. Em meio aos prédios, está a tranquilidade do Parque Trianon e muita cultura no MASP (Museu de Arte de São Paulo).

Atrativos próximos: Centro Cultural Fiesp, Edifício Gazeta, Espaço Cultural Citi, Igreja São Luís Gonzaga, Instituto Cervantes, Itaú Cultural, Masp, Parque Trianon.


Foto: Caio Pimenta

IBIRAPUERA

Av. Pedro Álvares Cabral, próximo ao portão 10

O Parque Ibirapuera é um dos locais mais frequentados pelos paulistanos. É um mundo verde cheio de opções de lazer e esportes, e um convite a experimentar uma São Paulo diferente: passear pelo gramado, ouvir o canto dos pássaros, sentir o ar fresco e a energia que emana da natureza. Tem projeto paisagístico de Otávio Augusto Teixeira Mendes e edificações de Oscar Niemeyer, que abrigam o Auditório Ibirapuera, o pavilhão da Bienal, o Museu Afro Brasil, o MAM e a OCA. Próximo dele está o Museu de Arte Contemporânea – MAC, com obras de artistas como Picasso, Matisse, Miró, Kandinsky e Modigliani.

Atrativos próximos: Monumento às Bandeiras, Museu de Arte Contemporânea, Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32.


Foto: José Cordeiro

CENTRO CULTURAL SP

Rua Vergueiro, próximo ao nº 1117

Foi um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do país. Estudantes, pesquisadores, amantes das artes e famílias buscam nele experiências que estimulem as ideias e os sentidos. Oferece exposições, espetáculos de teatro, dança e música, eventos voltados à literatura e à poesia, exibição de filmes, programação infantil, oficinas, debates e palestras. Destaque para a Biblioteca Louis Braille, que dispõe de mais de seis mil títulos em braille e audiolivros, e para a excepcional acessibilidade da edificação e das atividades realizadas.

Atrativos próximos: Catedral Nossa Senhora do Paraíso, Catedral Ortodoxa, Igreja de Santa Generosa.


Foto: Caio Silveira

LIBERDADE

Praça da Liberdade, próximo ao nº107

Chamado de Largo da Forca, a Praça da Liberdade era, até a década de 1870, o local onde eram realizados enforcamentos de condenados à morte. O bairro oriental começou a ganhar suas características de hoje com a instalação de imigrantes japoneses em 1912, que vinham do interior do estado por não se adaptarem às condições críticas das lavouras. O bairro retrata a cultura e a tradição dos imigrantes japoneses nas ruas decoradas com lanternas e com o grande pórtico (Torii), no Museu da Imigração Japonesa, nas lojas e restaurantes orientais. Nos finais de semana, acontece a tradicional Feira Gastronômica e de Artesanatos.

Atrativos próximos: Capela dos Aflitos, Catedral Metodista de São Paulo, Igreja Santa Cruz da Alma dos Enforcados, Museu da Imigração Japonesa, Templo Budista Busshinji.


Foto: José Cordeiro

PATEO DO COLLEGIO

Pateo do Collegio, próximo ao viaduto Boa Vista

A partir da construção de uma pequena cabana onde se reuniam os jesuítas, entre eles José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, empenhados em catequizar os nativos, formou-se São Paulo, hoje uma das maiores metrópoles do mundo. O Pateo do Collegio é o local onde foi realizada a cerimônia oficial da fundação da cidade em 25 de janeiro de 1554. A atual construção é uma réplica daquela que foi construída inicialmente e abriga o Museu Anchieta e a Igreja São José de Anchieta.

Atrativos próximos: Beco do Pinto, Caixa Cultural, Capela do Menino Jesus e Santa Luzia, Catedral da Sé, Casa Nº 1, Centro Cultural Banco do Brasil, Convento São Francisco, Edifício Altino Arantes, Edifício Martinelli, Edifício Matarazzo, Espaço BM&F Bovespa, Igreja da Ordem Terceira do Carmo, Igreja de Santo Antônio, Igreja de São Gonçalo, Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, Conjunto Franciscano, Mosteiro de São Bento, Museu do Tribunal de Justiça, Solar da Marquesa de Santos.


Foto: José Cordeiro

THEATRO MUNICIPAL

Rua Conselheiro Crispianiano, próximo ao nº 209

Projetado por Cláudio Rossi e Domiziano Rossi, o Theatro Municipal foi aberto ao público em 1911, inaugurado com a apresentação da ópera Hamlet, de Ambroise Thomas, para ilustres convidados. Construído nos moldes de grandes teatros como a Ópera de Paris para atender à elite paulista, o Theatro foi palco da Semana de Arte Moderna de 1922, ev ento que mudou parâmetros na arte e na literatura brasileiras. Atualmente recebe diversas óperas, balés e demais espetáculos de música e dança. Oferece visitas guiadas gratuitas.

Atrativos próximos: Edifício Mackenzie, Galeria do Rock, Galeria Olido, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, Praça das Artes.

Dados Gerais

Confira o itinerário, horários e mapa da linha aqui.