Home > Conferência - Inovações Tecnológicas no Transporte Coletivo

Imagem ilustrativa

Big Data, Smart Cities, Internet das coisas e Privacidade - Apresentações e Currículos - Tarde
Pablo Cerdeira – FGV

Professor na FGV DIREITO RIO e Head do Centro de Tecnologia e Sociedade - CTS/FGV. Advogado formado pela USP, criou o Supremo em Números na FGV DIREITO RIO, foi Subsecretário de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro e Chief Data Officer da Prefeitura do Rio de Janeiro, chefiando o Big Data: PENSA - Sala de Ideias.



Alberto Rodrigues - ERICSSON

Alberto Rodrigues é um Executivo Sênior que vem trabalhando no mercado de Tecnologia de Informação e Comunicações (TIC) por 20 anos, sendo os últimos 16 na Ericsson.
Nessa empresa trabalhou em diversas áreas como Pesquisa & Desenvolvimento, Gestão de Produtos e Estratégia & Marketing.
Atualmente desempenha a função de Diretor de Tecnologia na Unidade de Negócios chamada “Industry&Society”, parte da Ericsson da América Latina e Caribe. Essa unidade da Ericsson tem a responsabilidade no desenvolvimento de negócios de Indústrias como Transporte, “Utilities”, Segurança Pública e Cidades Inteligentes, com foco em soluções relacionadas a Internet das Coisas (IoT).
Ele é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e possui MBA em Gestão de TI pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).



Giampiero Di Giuseppe – IBM

Giampiero Di Giuseppe  está no setor de Tecnologia da Informação desde 1988, trabalhando em diferentes níveis de infraestrutura. Liderou o desenvolvimento de varias aplicações e também executou diversos trabalhos de Projetos de Infraestrutura em TI.
Trabalhou na FinsielSpa, Italia, onde foi líder de Transformação em Tecnologia da Informação e desenvolveu a Infraestrutura de Tecnologia da Informação para grandes empresas como  Alitalia, Aeroporti di Roma, Ferrovie dello Stato.
Atualmente, trabalha na IBM Brasil, onde liderou diversos projetos para governos e empresas públicas como na Prefeitura do Rio de Janeiro, ARTESP, GRU Airport, Supervia, Metro do Rio de Janeiro, e Prefeitura de São Paulo



João Thiago - MICROSOFT

João Thiago de Oliveira Poço, 36 anos, graduado em ciência da computação com especialização em redes de computadores pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi Secretário-Adjunto e Chefe de Gabinete na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, atuou como gerente de projetos de infraestrutura de TI na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo de 2002 a 2006. Exerceu a função de CIO na Informática de Municípios Associados (IMA) e na Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) de 2007 a 2010. Foi membro do Conselho Fiscal de empresas como Prodam e São Paulo Turismo S/A. Atualmente é Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Microsoft Brasil e lidera a iniciativa de cidades inteligentes denominada Microsoft CityNext.



Robsons Reis Rocha - TIVIT

Robsons Reis Rocha, é Executivo Sênior de Soluções e está na TIVIT desde 2015. Ele é responsável por Emerging Technologies, atuando na resolução de problemas de negócios dos clientes com uso de IoT, Analytics/BigData, Chatbots e Blockchain.
Antes foi sócio fundador da VINIT, onde atuou por 6 anos em projetos de desenvolvimento de software.
Idealizador de um app mobile que, fazendo uso de inteligência coletiva colaborativa (crowdsourcing), permite o compartilhamento de avaliações em tempo real sobre o status do transporte público sobre trilhos.
Foi avaliador destaque do Prêmio Nacional da Qualidade da Fundação Nacional da Qualidade que avalia o grau de excelência da gestão das organizações com sede no Brasil.
Formado em Ciências da Computação pela USP-São Carlos, com MBA em Gestão de Projetos pela FGV.



Flavia Rosario - WAZE

Flavia é a Diretora de Marketing do Waze na América Latina, com mestrado em Administração pelo COPPEAD (UFRJ) e passagens por universidades como Wharton (EUA), Columbia University (EUA) & Essec (França). Flavia tem 13 anos de experiência em Comunicação & Marketing, com passagens pela Fundação Roberto Marinho & Predicta, e há nove anos atua no Google Brasil. Flavia é professora da pós-graduação de Marketing Digital da FAAP.



Sebastião Amorim - UNICAMP

O professor Sebastião Amorim é formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), tem Mestrado em Estatística pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e é Ph.D. em Estatística  pela Universidade do Wisconsin/Madison,  com área minor de concentração em Planejamento de Sistemas de Transportes.
Ele também foi o responsável técnico pela execução do projeto “Índice de Mobilidade Urbana” com a finalidade de avaliar os resultados de política nacional de mobilidade urbana – Ministério das Cidades.



Roberto Speicys – SCIPOPULIS

Roberto Speicys Cardoso é fundador da Scipopulis. Phd em Ciência da Computação pela Universidade de Paris 6-Sorbonne Universités e Mestre em Ciência da Computação pela USP. Trabalha com análise de dados de transporte há 5 anos. É membro dos comitês de Intelligent Transport Systems da ANTP e da UITP.



Sistemas de Gestão da Operação, Planejamento e Equipamentos Embarcados - Apresentações e Currículos - Tarde
Claudio de Senna Frederico -  ANTP

Claudio de Senna Frederico é Engenheiro Mecânico de Produção pela Universidade Católica do Rio de Janeiro e Mestrando em Engenharia de Transportes na área de ITS da Escola Politécnica da USP.
Dentre seus muitos trabalhos, ele  trabalhou como consultor pelaa ANTP para a SEMOB Salvador para verificação, análise e validação do Plano de Reestruturação do Transporte Coletivo por Ônibus da Cidade de Salvador, para a SPTrans no desenvolvimento de Métodos e Processos Operacionais para a implantação da nova Rede de Ônibus do Município de São Paulo, que incluiu a Rede da Madrugada já implantada e para a Veolia (Paris) para desenvolvimento de cenários futuros no mercado de transporte público.
Foi Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo por 7 anos dirigindo o Metrô de São Paulo, CPTM (trens), EMTU (ônibus) e Emplasa (Planejamento Metropolitano).
Como primeiro Diretor de Operações do Metrô do Rio de Janeiro e Gerente de Operações do Metrô de São Paulo, iniciou a experiência operacional nacional naquele meio de transporte que foi o primeiro exemplo de ITS.
Atualmente é vice-presidente da ANTP Associação Nacional de Transportes Públicos e Presidente de sua Comissão de Ônibus.



Inigo Zarazaga Benavent – GRUPO ETRA

INIGO ZARAZAGA BENAVENT, é Espanhol, Engenheiro Civil e atualmente exerce o cargo de Diretor de Operações do Grupo Etra no Brasil.
Trabalha no Grupo Etra desde 2000 e na EtraBras (no Brasil) desde 2012. Ele tem mais de 15 anos na implantação de projetos nas áreas de Mobilidade e Energia. Tem projetos na área de transporte, ônibus, metrô, gestão de frotas, em Madrid, Bogotá e Recfie, além de outras como trafego, controle semafórico e iluminação pública.



Rogerio Tristão, GEOCONTROL

Rogério Santana Tristão é sócio fundador e diretor comercial da GEOCONTROL S/A. Especialista de soluções integradas para Segurança Pública e Mobilidade Urbana.
Há dois anos a GEOCONTROL S/A recebeu o investimento do Fundo Aeroespacial - EMBRAER que adquiriu 33% do capital da empresa. Após esse investimento consolidou parcerias para a conversão do primeiro veículo autônomo privado no Brasil.
A GEOCONTROL desenvolveu o software PONTUAL, que administra a operação do transporte urbano e gerencia, de forma automática, o cumprimento de viagens e registro de eventos pré-definidos. O sistema Pontual possibilita integrar os processos de planejamento, redução dos despachantes de campo, um operador de CCO para cada 300 ônibus, BI integrado de auto desempenho, analisador de tabelas de viagens, detecção do nível de ocupação on-line, pesquisa de origem e destino, entretenimento embarcado, detecção de eventos através das filmagens, entre outros.



Fabio Amaral - Gerente de Tecnologia na NOXXON Sat Telecom

Desde 1999 atuando no desenvolvimento de equipamentos eletrônicos embarcados e sistemas para monitoramento, gestão e telemetria de veículos, máquinas ou dispositivos.

Mestre em Visão Computacional pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo com profundo conhecimento em técnicas de Inteligência Artificial.

Fábio trabalha na Noxxox desde 2007, com desenvolvimento de equipamentos e sistemas para rastreamento e gestão de frotas de veículos. Gestão de Projetos. Coordenação de equipe de engenharia (Hardware e Software).



André Galvão - PRODAM

André Galvão é Engenheiro de Telecom (Poli/USP). Ele tem experiências no setor de telefonia e comunicação, trabalhando em empresas como Motorola, onde desenvolveu atividades com tecnologias tipo 1G, 2G, 3G. Foi responsável por diversos projetos no Brasil e no Exterior, 40% da rede CDMA da VIVO, Sistemas de radiocomunicação da PMESP, Projeto e Implementação de Sistema de Inteligência dos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro, entre outros
Também atuou em consultorias para Governo e Indústria, tendo projetos realizados para CPTM, SSP-SP, Emplasa, FIPE-USP, FESPSP, entre outros
Atualmente é Diretor de Desenvolvimento e Operações da PRODAM



Felipe Alcebiades - PRODATA

Felipe é Coordenador de Marketing e Novos Negocios na Prodata Mobility Brasil, com mais de 8 anos de experiência no setor de transportes.
Ele é formado pela Universidade presbiteriana Mackenzie, com especialidade em sustentabilidade, urbanismo e publicidade pela Universidade de Pequim, na China, e Especialização em Marketing, Comunicação e Estratégica de Mercado pela Universidade de Valladolid, na Espanha.



Marcelo Mattar - Marketing SAMSUNG Pay

Marcelo Mattar trabalha na Samsung há 3 anos, já foi responsável por produtos de Vídeo e Esportes na área de Conteúdos & Serviços e atualmente responde pelo Marketing e Parcerias do aplicativo Samsung Pay; responsável pelo marketing e parcerias entre bancos, bandeiras, adquirentes e varejistas.
Formado em Relações Publicas pela FAAP e pós graduado em Marketing e Vendas, Marcelo já trabalhou na Radio Jovem Pan no desenvolvimento de novas mídias e do portal Virgula, atuou na empresa Telefônica-Terra durante as transmissões online das Olimpíadas de Londres e ainda por 6 anos na TV Globo Internacional, na distribuição de canais Globo e licenciamento de conteúdo nacional  para o mercado exterior.
Atualmente desenvolve parcerias de negócios e comunicação para entregar o máximo de valor embarcado nos diversos aparelhos vendidos pela Samsung, alinhado com a evolução digital em serviços.




Sistemas de Gestão da Operação, Planejamento e Equipamentos Embarcados - Apresentações e Currículos - Manhã
José Carlos Nunes Martinelli  - Diretor Presidente -  SPTrans

José Carlos Nunes Martinelli, nascido em Campinas, 70 anos, é graduado em Engenharia Aeronáutica pelo ITA, e Doutor em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da USP.
Tem mais de 45 anos de atividade profissional em empresas privadas e públicas nos campos de Transportes e Logística.
Exerceu o cargo de Diretor Adjunto de Gestão de Receita e Remuneração da SPTrans no período de 2005 a 2009, quando ocorreu a integração física, operacional e tarifária através do Bilhete Único (BU), com o Metrô e a CPTM. Foi o primeiro Coordenador do Comitê Gestor da Integração.
Entre 2012 e 2015 gerenciou em empresa privada a integração do Bilhete Ônibus Metropolitano (Bom) ao sistema metroferroviário da Região Metropolitana de São Paulo.

Assumiu a Presidência da SPTrans em janeiro de 2017.


Ciro Biderman - FGV

Ciro Biderman é professor associado da Fundação Getulio Vargas de São Paulo; Pesquisador no Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP / FGV), no departamento de estudos e planejamento urbano (DUSP) no Massachusetts Institute of Technology (MIT), consultor para o Banco Mundial em economia, política e desenvolvimento local. É doutor pela FGV / EAESP e pós-doutor pelo MIT. Foi Chefe de Gabinete da SPTrans de 2013 a 2015 e Diretor de Inovação em 2016 na São Paulo Negócios. Durante sua passagem pela Prefeitura de São Paulo, fundou o MobiLab, um laboratório para inovação em mobilidade.



Flavio Chevis – FIPE

Economista pela FEA-USP especializado em Infraestrutura, com vasta expertise em modelagem e estruturação de Concessões e PPPs de mobilidade urbana (metrôs, trens, VLT, ônibus) e na área de planejamento, gerenciamento, supervisão e certificação de projetos de transporte público. Participou de diversos estudos de viabilidade técnico-econômica no âmbito do planejamento público, incluindo Planos Diretores de Mobilidade. Possui também experiência em transações de M&A, Private Equity e Venture Capital de empresas de saúde, logística e tecnologia. Sócio da Addax, que recebeu o prêmio internacional da UITP (UITP AWARD 2017) na categoria “Modelos de Negócio e Financiamento Inovadores” pela modelagem da PPP do Sistema Integrado Metropolitano da Baixada Santista, contemplando VLT e Ônibus, contrato gerenciado pela EMTU-SP, celebrado em junho/2015 pelo prazo de 20 anos, com o apoio da FIPE-USP, instituição junto à qual desenvolve diversos projetos de modelagem de Concessões e PPPs.



Stenio Franco – UITP

Stenio Franco trabalha no Setor de Transporte Público e Mobilidade há 12 anos. Ele trabalhou na Siemens Mercosur, no setor de ITS, Internet das Coisas, Segurança, Meios de Pagamentos, Automação e Governança. Também trabalhou por 3 anos na Link Consulting, que é parte da AITEC Group, como Diretor de Desenvolvimento de Negócios. Ainda, trabalhou como Gerente de Projetos na Vivo, como Analista na Telefonica Internacional.
Ele é membro da ANTP, representante da UITP América Latina no Grupo de Tecnologia Internacional da entidade. Foi observador oficial da ANTP nos Jogos Panamericanos e Jogos Olímpicos de Londres e Copa do Mundo de Futebol no Brasil.



Iuri Gomes - ADVANTECH

Engenheiro Ambiental formado pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e pós graduando em gestão de negócios e Vendas pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV). Desenvolveu e participou de estudos e projetos de iniciação cientifica para a área de mobilidade urbana e integração de órgão públicos. Tem 5 anos de experiência em vendas e projetos para Governo, mobilidade urbana e logística, atendendo e participando de grandes projetos nestas áreas. Atualmente é responsável pela área de Smart Cities na Advantech, multinacional Taiwanesa.



Paulo Fraga - CITTATI


Graduado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica de Pernambuco com MBA em Gestão Empresarial pelo CEDEPE - PE. Conduz atualmente a Diretoria Comercial da Cittati Tecnologia.



Mauricio Consulo – CLEVER DEVICES

Mauricio T. Consulo tem mais de 25 anos de experiência profissional, tendo trabalhado para diferentes empresas como Citibank, Lotus Internacional e IBM Corporation. Mauricio trabalhou na IBM por mais de 12 anos exercendo funções gerenciais e executivas no Brasil, América Latina e América do Norte. Ele iniciou seus trabalhos na Clever Devices como Diretor para a América Latina em 2013.
Com experiência comprovada nas áreas de mobilidade urbana, gestão empresarial, Business Intelligence e Analytics, sistemas de gerenciamento de processos (Business Process management), sistemas de tomada de decisões (Operational Decision Management), sistemas distribuídos e sistemas de colaboração avançada; com foco nas áreas de Transporte, Governo, Bancos, Mercado Financeiro, Seguradoras e Saúde.



Jefferson Arrivabene - GIRO

Jefferson Arrivabene é Engenheiro Mecânico formado pela Unifei em 1995, Pós Graduado em Marketing pela UFPR 1998. Tem Mestrado em Finanças pelo IBMEC 2011 e Mestrando em Pesquisa Operacional pela UFPR – previsão conclusão 2019.
Ele atua no segmento de transporte de passageiros desde 1999 quando ingressou no quadro de funcionários da Volvo do Brasil e posteriormente pela encarroçadora Busscar. Em 2004 abriu escritório de consultoria e representação na cidade de Dubai, neste período desenvolveu operações comerciais com diversos países do Oriente Médio e África oferecendo produtos e consultoria nas áreas de transporte de passageiros.
Em 2012 tornou-se representante exclusivo da empresa GIRO no Brasil, tarefa que desempenha até o momento.



Enrique Rumbo, GOAL SYSTEMS

Enrique Rumbo é Engenheiro em Informática com Master em Gestão de Projetos de Informática pela Universidade de Alcalá de Henares de Madrid, Espanha. Também é especialista em sistemas de planejamento e mobilidade urbana na América Latina.
Ele tem mais de 8 anos dedicado em exclusividade a projetos de transporte de passageiros, especialmente sistemas de ônibus, BRT e metrô. Também é líder em projetos de otimização de sistemas de transporte de passageiros como o sistema BRT de TransMilenio, na Colômbia, assim como outros projetos de transporte no Chile, Panamá, Brasil, Espanha e Portugal.
Atualmente é Diretor do Escritório da Goal Systems na Colômbia e responsável da Região Caribe e Região Andina.



Marcelo Zuffo, USP

Marcelo Knörich Zuffo é professor livre-docente do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP. Engenheiro Eletricista pela EPUSP em 1988, Mestre em engenharia Elétrica pela EPUSP em 1993, Doutor em Engenharia Elétrica pela EPUSP em 1997, Professor Livre Docente em Engenharia Elétrica, Especialidade Meios Eletrônicos Interativos pela EPUSP em 2001.



Programação

8h30 - 9h – Recepção

9h - 9h20 – Abertura

  • José Carlos Martinelli, Diretor Presidente da São Paulo Transporte -SPTrans
  • Sérgio Avelleda, Secretário Municipal de Mobilidade e Transportes
  • E autoridades

 

9h20 - 10h10Tendências Mundiais

  • Ciro Biderman, Especialista Internacional, FGV
  • Flavio Chevis, Especialista em Financiamento, FIPE
  • Stenio Franco, Representante da América Latina do Grupo de ITS, UITP

 

MESA 1

10h10 – 11h55 – Hardware e Software: Sistemas de Gestão da Operação, Planejamento e Equipamentos Embarcados: como prover um serviço de excelência ao usuário?

- Coordenador: José Carlos Martinelli, Diretor Presidente da São Paulo Transporte - SPTrans

  • ADVANTECH - Iuri Gomes, Gerente de Contas         
  • CLEVER DEVICES - Maurício Consulo, Diretor Geral America Latina
  • GEOCONTROL - Rogério Tristão, Diretor Comercial 
  • GIRO - Jefferson Arrivabene, Diretor
  • GOAL SYSTEMS – Enrique Rumbo – Diretor Caribe e Região Andina   
  • USP - Marcelo Zuffo, Professor Associado, Especialista em Meios Eletrônicos Alternativos


** 12h00 – 14h -  Almoço **
MESA 2

14h – 15h30 – Hardware e Software: Sistemas de Gestão da Operação, Planejamento e Equipamentos Embarcados: como prover um serviço de excelência ao usuário?

- Coordenador: Cláudio de Senna Frederico, Especialista em Transportes, ANTP

  • CITTATI - Paulo Fraga, Diretor Comercial e Operações
  • ETRA - Iñigo Zarazaga, Diretor   
  • NOXXON - Fabio Amaral, Gerente de Tecnologia                 
  • PRODAM - André Galvão, Diretor de Desenvolvimento
  • PRODATA – Felipe Alcebíades, Coordenador de Marketing e Novos Negócios
  • SAMSUNG – Marcelo Mattar, Marketing e Parcerias

                      

 

** 15h30 – 16h  Intervalo **

MESA 3

16h – 17h40 – Big Data, Smart Cities, Internet das Coisas e Privacidade: como atender a uma demanda de maneira eficiente e segura?  

- Coordenador: Pablo Cerdeira, Especialista em Big Data, FGV

  • ERICSSON - Alberto Rodrigues, Diretor de Tecnologia       
  • IBM - Giampiero Di Giuseppe, Especialista em Transporte
  • MICROSOFT – João Tiago, Gerente de Governo
  • ORACLE - Fernando Lemos, Vice - Presidente de Inovação Transformação Digital e Nuvem
  • SCIPOPULIS - Roberto Specys, CEO
  • TIVIT - Robson Reis Rocha, Executivo Sênior de Soluções
  • WAZE - Flavia Rosário, Gerente de Marketing
  • UNICAMP e TECNOMETRICA, Professor Sebastião Amorim

 

17h40 – 18h - Encerramento 

 

Convite

SPTrans Prefeitura de São Paulo Secretaria de Mobilidade e Transportes.




São Paulo Transporte S/A
Rua Boa Vista, 236 - Centro - São Paulo/SP
CEP: 01014-000




Telefone
Central 156

  Prefeitura de São Paulo - Viaduto do Chá, 15 - Centro - São Paulo, SP - CEP 01002-020  

©2017 São Paulo Transporte S/A | Política de Privacidade