Logo em comemoração aos 25 anos da SPTrans, composto por ícones de ônibus e de localização (ponto de marcação de posição no mapa) à esquerda e à direita, em cores variadas. Ao centro, o texto
Logotipo da SPTrans
Brasão da Cidade de São Paulo. Abaixo, os textos: Cidade de São Paulo - Mobilidade e Transportes
FILTROS:

m




FILTROS:


 
Imagem ilustrativa, contendo a vista aérea de uma estação do Expresso Tiradentes.

Atende+ completa 24 anos e celebra prêmios e o reconhecimento dos usuários do serviço

08 de maio de 2020 - 12h21

Criado em 9 de maio de 1996, o Atende+ tem muito o que comemorar nesses 24 anos de existência, como o aumento na capacidade de atendimento, renovação da frota, conquista de prêmios e, principalmente, a avaliação positiva da maior parte dos usuários do serviço.

O Atende+ é uma modalidade de transporte porta a porta, gratuito aos seus usuários, com regulamento próprio, oferecido pela Prefeitura de São Paulo, gerenciado pela SPTrans e operado pelas empresas de transporte coletivo do município de São Paulo e cooperativa/empresa de táxis acessíveis.

Foto: Sidnei Santos

Referência para outras localidades, os profissionais responsáveis pelo serviço recebem consultas de representantes de outras cidades que estudam implementar programas similares, já que a experiência de operar um serviço de excelência não se adquire de uma hora pra outra, mas é resultado de muitos anos de comprometimento com o transporte de pessoas com necessidades especiais.

Os números do Serviço Atende+ chamam a atenção: são realizados 1,5 milhão de atendimentos ao ano e as vans do sistema rodam cerca de 1,3 milhão de quilômetros por mês. O serviço conta com cerca de 1,5 mil motoristas, 27 postos de atendimentos, além de 61 funcionários que atuam diretamente na gestão do serviço (análise das fichas de avaliação médica, programação dos atendimentos e confecção das ordens de serviços, Central de Atendimento ao usuário e munícipe, fiscalização, contingência, reclamações e táxi acessível) e 27 postos de atendimento. Outras áreas da SPTrans também estão envolvidas com o serviço, como a financeira, tecnologia da informação, engenharia veicular, inspeção de frota, monitoramento, cadastro e fiscalização.

Além do atendimento à rotina diária de seus usuários, as vans do Serviço Atende+ também operam nos fins de semana e feriados, realizando o transporte para eventos específicos de instituições cadastradas junto ao serviço, as quais trabalham diretamente com pessoas com deficiência, além de grandes eventos como Carnaval no Anhembi e GP do Brasil de Fórmula 1, dentre outros.

 
Frota e usuários atendidos

Desde a sua criação, o serviço passou de uma frota de 35 vans para 433 e também conta, atualmente, com cerca de 100 táxis acessíveis cadastrados, devidamente adaptados. Vale destacar que todas as vans que entram no sistema contam com ar-condicionado.

Foto: Sidnei Santos


O número de usuários atendidos também saltou de 760 em 1996, sendo 560 pessoas com deficiência e 188 acompanhantes, para cerca de 9.900 usuários atendidos, dos quais 5.550 pessoas com deficiência e 4.350 acompanhantes. Inicialmente o serviço era destinado apenas às pessoas com deficiência física severa e hoje também é destinado a usuários com transtornos do espectro do autismo e surdocegueira, ampliando assim seu público-alvo.

Vale ressaltar que a equipe técnica de planejamento e programação trabalha constantemente para adequar a demanda à frota, otimizando as rotas, visando o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.
 
Novo layout

A SPTrans, inclusive, desenvolveu uma nova configuração para os veículos do Atende+, já que a versão anterior atendia exclusivamente às pessoas com deficiência física severa. Os novos modelos possibilitam transportar, além destas pessoas, autistas e surdocegos.

O novo modelo denominado “combinado” possibilita o melhor aproveitamento do veículo, contribui para a melhoria da logística de atendimento e oferece maior conforto e segurança aos usuários e seus acompanhantes, principalmente no que se refere ao transporte de autistas.
 
A palavra de quem utiliza

Para a munícipe Luciana Taconelli, mãe do usuário Bruno, o Atende+ é como uma família: “comecei a usar o serviço quando meu filho era um bebê, então já utilizo há 24 anos e não tenho do que reclamar. Ele contribuiu para que meu filho pudesse realizar diversos tratamentos em locais distantes. Adoro o serviço! Uma vez fiz até um aniversário para o Bruno com o tema do Atende+”.

Já a munícipe Maria de Fátima Lima, mãe da usuária Viviane, diz que a experiência com o serviço é muito positiva: “minha filha é usuária do Atende+ desde 2003. Eu participo do Instituto das Pessoas com Deficiência Anhanguera (IPDA) e grande parte das pessoas atendidas pelo instituto contam com o Atende+ para sua locomoção diária. O IPDA costuma solicitar as vans para os eventos realizados nos fins de semana; agendamos com antecedência e não temos problema”.
 
Análise de perfil, programação de viagens e monitoramento

Todo pedido de inscrição no serviço é analisado pela equipe do Atende+ que verifica a ficha de avaliação médica entregue pelo munícipe e, caso se enquadre no perfil de atendimento, recebe o retorno sobre sua habilitação e seu pedido de viagens é enviado à equipe de programação para a inserção às rotas de atendimento.


A SPTrans monitora a operação das vans do Atende+ em tempo real para garantir o melhor atendimento aos usuários, mantendo canal de comunicação direto com os motoristas, fornecendo as diretrizes necessárias quando existirem ocorrências.
 
Prêmios

Em setembro de 2019, o Atende+ recebeu pela oitava vez consecutiva o Prêmio Marca Brasil, uma das láureas multissetoriais mais importantes do país, como reconhecimento pela qualidade de entidade do setor de reabilitação de pessoas com deficiência.

Na oportunidade, recebeu ainda dois outros prêmios, o Prêmio Top Max Marca Brasil, uma láurea especial para homenagear marcas de empresas/entidades e/ou de produtos que durante oito anos ou mais - consecutivos ou alternados - receberam a láurea de melhor em suas categorias; e o Prêmio Top Absolute Marca Brasil, uma láurea especial para homenagear as marcas de empresas e/ou de produtos que se mantiveram em primeiro lugar ininterruptamente na categoria desde que a mesma foi criada - ao menos há cinco edições - para ser pesquisada pela premiação.

Além do Marca Brasil, o Atende+ recebeu o IX Troféu Sérgio Del Grande, em 2013, e a Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo, em 2016. Tantas premiações reconhecem o serviço de qualidade oferecido há 24 anos.

Mais informações sobre o Serviço Atende+ podem ser obtidas no link http://sptrans.com.br/atende/sobre-o-atende.
 

Assessoria de Imprensa - SPTrans