Logotipos da CMTC e da SPTrans. O logotipo da CMTC está a esquerda e é composto por um circulo oval, sobreposto por um retângulo, ambos com preenchimento branco e contornos em linhas azuis. Ao centro do retângulo, as letras CMTC. O logo da SPTrans está à direita. É composto por uma letra T maiúscula (estilizada na cor vermelha com linhas brancas) à esquerda do texto SPTrans em itálico. Abaixo dos logos, o texto Mais de 70 anos de experiência
Logotipo da SPTrans
Brasão da Cidade de São Paulo. Abaixo, os textos: Cidade de São Paulo - Mobilidade e Transportes
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Imagem ilustrativa, contendo a vista aérea de uma estação do Expresso Tiradentes.

Passageiros podem agendar antecipadamente seu atendimento no Posto Central da SPTrans

14 de fevereiro de 2020 - 14h07

Inicialmente, agendamento é para dois serviços ligados ao Bilhete Único: justificativa em caso de cartão bloqueado e solicitação de aumento de cotas para estudantes

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e da São Paulo Transporte (SPTrans), passou a oferecer o piloto do agendamento eletrônico para dois tipos de serviços relacionados ao Bilhete Único.

 

Com a novidade, o usuário pode se utilizar da ferramenta para ser atendido sem filas no Posto Central da SPTrans, localizado na Rua Boa Vista, nº 274, Centro. Os serviços disponíveis são referentes às modalidades Estudante, Idoso e Pessoa com Deficiência do Bilhete Único.

 

Agora é possível agendar atendimento para: justificativa de bilhete bloqueado por reconhecimento facial e aumento de cotas para quem estuda em duas escolas. Quem optar por escolher a data antecipada que irá ao posto desta forma será atendido no horário marcado, deixando de esperar em filas.

 

O agendamento on-line está em fase de projeto piloto e é uma parceria com a CittaMobi, que realizou a doação do sistema com base no decreto 58.102, de 23 de fevereiro de 2018.

 

“A expectativa é de que, em breve, todas as marcações para o Posto de Atendimento Central da SPTrans sejam realizadas pelo site ou pelo aplicativo. O usuário agenda de casa e, chegando ao posto, é atendido no horário marcado, sem filas”, frisou o secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram.

 

O presidente da SPTrans, Levi Oliveira, classificou a iniciativa como um importante avanço. "Com a nova ferramenta, o atendimento do posto central se tornará cada vez mais ágil e eficaz, equilibrando a demanda de acordo com os horários disponíveis", afirmou.

 

Sobre os motivos de desenvolver o sistema, o responsável pelo projeto e da parceria no CittaMobi, Ricardo Werneck, diz que “a ideia foi ajudar a encontrar alguma solução para SPTrans na questão do atendimento agendado. Foi feita uma imersão durante meses para aprendizado e desenvolvimento. Conseguimos criar assim, uma forma fácil e rápida para o usuário fazer esse agendamento. Nossa intenção é cada vez mais ampliar essa parceria de sucesso, que beneficia milhares de usuários do Bilhete Único”.

 

Ampliação

 

Na primeira fase do projeto o público tem disponíveis dois serviços para agendamento. A expectativa é que a quantidade de serviços disponíveis para marcação seja ampliada gradativamente. Além disso, o sistema que gerencia este processo, doado pela CittaMobi, é aberto e os demais aplicativos de transporte público que quiserem oferecer o serviço de agendamento poderão se integrar à Plataforma e passar a oferecer esta opção aos seus usuários.

 

Como usar

 

Para utilizar a ferramenta acesse sptrans.com.br/agendamento ou pelo aplicativo CittaMobi em tablets e smartphones. No primeiro acesso, o usuário deve selecionar a seção “Ainda não tem uma conta? Cadastre-se”, preencher os campos obrigatórios, como: nome, RG, CPF, e-mail, data de nascimento e telefone.

 

Em seguida, o internauta escolhe o serviço, digitaliza fotos e documentos exigidos e escolhe o dia e horário disponíveis. Após a conclusão do processo, é gerado um número de protocolo encaminhado via e-mail ao usuário. 

 

No posto, o usuário precisa se apresentar no horário marcado. Além do público por agendamento eletrônico, o posto continuará recebendo a demanda espontânea, ou seja, o munícipe tem a opção de aguardar ser atendido por ordem de chegada. Os horários disponíveis para agendamento são de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. A quantidade inicial será de 100 vagas por dia para atendimento agendado.

 

Em caso de não comparecimento, o agendamento será automaticamente cancelado pelo sistema e o usuário deverá acessar novamente o portal para uma nova marcação. A tolerância de atraso será de 10 minutos. 

 

Serviço:

Agendamento on-line

Acesso: sptrans.com.br/agendamento ou pelo App CittaMobi

Serviços: justificativa de reconhecimento facial de bilhete bloqueado e aumento de cotas para estudantes

Modalidades do Bilhete Único: Estudante, Idoso e Pessoa com Deficiência

Assessoria de Imprensa - SPTrans