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Imagem ilustrativa, contendo a vista aérea de uma estação do Expresso Tiradentes.

Prefeitura promove audiência pública no Campo Limpo para apresentar propostas de implantação de faixas exclusivas de ônibus na zona sul

18 de novembro de 2019 - 10h50

Assunto é discutido com a população em audiências realizadas em quatro regiões da cidade

Foto: Sidnei Santos

 

No mês de novembro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), promove audiências públicas para apresentar a proposta de implantação de 38 quilômetros de novas faixas exclusivas de ônibus em todas as regiões da cidade.

 

Esta é a primeira vez que a população de São Paulo é ouvida sobre a implantação de faixas de ônibus de forma ampla e participativa.

 

Nesta segunda-feira, 18 de novembro, a audiência será no Campo Limpo (zona sul) e as próximas serão realizadas nas subprefeituras do Butantã (zona oeste) e de  Pirituba (zona norte), sempre das 19h30 às 21h30. A primeira foi na Subprefeitura da Vila Prudente, onde foi discutida a implantação das faixas em vias do centro e da zona leste, no dia 13 de novembro.

 

Dessa forma, a população será ouvida pela Prefeitura para definir quais as vias que receberão sinalização para privilegiar o transporte coletivo. As faixas exclusivas de ônibus facilitam a mobilidade numa cidade complexa como São Paulo ao dar preferência ao transporte utilizado pela maioria da população. Ao mesmo tempo, garante o fluxo dos demais veículos pelas outras faixas, além de não exigir a necessidade de desapropriações ou grandes obras.

 

Para indicar as vias que irão receber as faixas, foram feitos estudos das equipes técnicas da SPTrans levando em conta, além da demanda, critérios como: ser utilizada por ao menos 40 ônibus por hora; ter média de velocidade dos ônibus inferior a 12 km/h; ter ao menos 6 metros de largura em cada sentido; preferencialmente ser uma via que complemente ou dê continuidade a faixas e corredores já existentes. 

 

O plano tem como objetivo implantar novas faixas exclusivas nas regiões norte, leste, sul, oeste e central. Ao todo, cerca de 320 mil passageiros por dia serão beneficiados com a mudança na cidade, sendo 79.200 na região central, 43.500 na zona norte, 31.800 na região leste, 73.700 na zona sul e 91.800 na oeste.

 

Com mais esses 38 km, a capital passará dos atuais 512 km para 550 km de faixas exclusivas para ônibus. A capital conta também com 144 km de corredores exclusivos para ônibus, dos quais 129 km foram implantados pela Prefeitura e 15 km pelo Governo Estadual.

 

As propostas são para as seguintes vias:

 

Centro

Rua da Cantareira

Rua Conselheiro Furtado

Rua São Caetano / Rua Monsenhor Andrade

Rua Oriente

Rua Barão de Ladário

Rua Miller

Largo da Concórdia / Viaduto do Gasômetro

Rua do Gasômetro

 

Norte

Avenida Deputado Cantídio Sampaio

Avenida Fiorelli Peccicaco

Avenida Raimundo Pereira de Magalhães

Avenida Mutinga

 

Leste

Rua São Teodoro

Avenida Pires do Rio

Avenida Sapopemba

Avenida Luiz Ferreira da Silva (binário com a Av. Sapopemba)

 

Sul

Avenida Yervant Kissajikian

Avenida Carlos Lacerda

Estrada das Lágrimas e ruas Alencar Araripe e Caripurá

(implantação de mão única / binário)

Rua Salvador Simões

Rua Gentil de Moura

 

Oeste

Avenida Ministro Laudo Ferreira de Camargo

Avenida Luciano Laurana

Rua Sumidouro

 

As ações foram definidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), em parceria com a São Paulo Transporte (SPTrans) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). 

 

Confira o calendário das próximas audiências:

 

Sul

Quando: 18 de novembro

Onde: Subprefeitura do Campo Limpo

Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, nº 59 - Campo Limpo

 

Oeste

Quando: 21 de novembro

Onde: Subprefeitura do Butantã

Rua Dr. Ulpiano da Costa Manso, nº 201 - Jardim Peri Peri

 

Norte

Quando: 22 de novembro

Onde: Subprefeitura de Pirituba

Rua Luís Carneiro, nº 193 - Vila Barreto

 

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