Logotipos da CMTC e da SPTrans. O logotipo da CMTC está a esquerda e é composto por um circulo oval, sobreposto por um retângulo, ambos com preenchimento branco e contornos em linhas azuis. Ao centro do retângulo, as letras CMTC. O logo da SPTrans está à direita. É composto por uma letra T maiúscula (estilizada na cor vermelha com linhas brancas) à esquerda do texto SPTrans em itálico. Abaixo dos logos, o texto Mais de 70 anos de experiência
Logotipo da SPTrans
Brasão da Cidade de São Paulo. Abaixo, os textos: Cidade de São Paulo - Mobilidade e Transportes
FILTROS:

m




FILTROS:


 
Imagem ilustrativa, contendo a vista aérea de uma estação do Expresso Tiradentes.

RSS

Quer se manter atualizado sobre algum conteúdo específico do site da SPTrans? É só escolher a área, copiar o endereço abaixo e selecionar seu agregador.

Aprenda a usar o leitor de RSS

 

O QUE É E COMO USAR RSS?

Você provavelmente tem uma lista de sites e blogs que acessa sempre. E que tal ficar sabendo automaticamente toda vez que um desses sites publicar uma notícia nova? O RSS faz exatamente isso, permitindo que as notícias venham até você.
O RSS de um site pode ser localizado pelos nomes RSS (o mais comum), XML, ATOM, feed, mas apesar de tantas siglas, seu funcionamento é bem simples. E além de ter acesso fácil a todos os sites e conteúdos, você também pode receber informações sobre o clima, mapas, fotos, busca de vídeos e até um conteúdo selecionado; dependendo do leitor que usar.

 

ESCOLHA UM LEITOR OU AGREGADOR

Você pode ler seus feeds com um programa no próprio navegador (Firefox e Opera, por exemplo, têm leitores de RSS integrados), ou em um site na web. O primeiro tipo é mais indicado para quem vai ler os RSS sempre no mesmo computador. O segundo tipo é para quem usa internet em vários locais diferentes, viaja muito ou tem internet de banda larga.
Os leitores de RSS, também chamados de Agregadores de Notícia, são programas que reúnem os textos de seus sites preferidos em uma única tela, como num programa de e-mail, e avisam quando são publicadas novidades na internet. Você escolhe os sites, os cadastra num agregador de notícia e acessa os textos de todos os sites em um mesmo lugar, ao invés de precisar conferir site por site se algum publicou coisa nova.

 

LEITORES DE RSS:

Entre os leitores de RSS on-line (que dispensam instalação), alguns dos mais usados são:

Para usar algum desses leitores, basta acessar os sites indicados, se registrar e cadastrar seus sites preferidos.
Entre os que você instala no computador, há opções em software livre, como:

Você também pode usar leitores de navegadores:

 

SELECIONE SEUS ENDEREÇOS DE RSS

Depois de se cadastrar em um leitor, é só copiar o endereço RSS de um site e colar nele. Para isso, procure um botão semelhante a "Adicionar conteúdo" ou "Adicionar feed" e ponha o endereço lá. Esse processo chama-se "Inscrever feed", ou "Assinar RSS".

Para a seção "Notícias" da SPTrans, copie o endereço a seguir e agregue ao seu leitor de RSS: 
http://www.sptrans.com.br/rss/noticias

Para a seção "Informativos de Mudanças Operacionais", copie o endereço a seguir e agregue ao seu leitor de RSS:
http://www.sptrans.com.br/rss/informativos

 

LEIA SEUS CONTEÚDOS

Você não precisa configurar nada. Agora, é só acompanhar as novidades da internet na hora em que acontecerem.