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Brasão da Cidade de São Paulo. Abaixo, os textos: Cidade de São Paulo - Transporte e Mobilidade Urbana
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Imagem ilustrativa, contendo a vista aérea de uma estação do Expresso Tiradentes.

Acessibilidade - Especificações Técnicas

Especificações técnicas de veículos para transporte de passageiros

Grande parte dos ônibus em circulação na cidade é descendente dos primeiros veículos nacionais de transporte coletivo, que usavam uma carroceria de chassis de caminhão adaptada para o transporte de passageiros.

A ideia era aproveitar as qualidades desses chassis, como sua robustez e capacidade de transporte de pesos em vários tipos de ruas.

É claro que o posicionamento do motor na parte da frente, o chassi alto e suspensão metálica deixavam as viagens desconfortáveis. Além das portas e áreas livres estreitas, que dificultavam o acesso ao salão dos passageiros. Causando transtorno aos usuários com percursos longos por conta da baixa velocidade que os ônibus conseguiam desenvolver.

Infelizmente, o baixo custo pela produção em larga escala e a alta disponibilidade do produto fizeram nascer uma crença sobre sistema de transporte brasileiro no meio empresarial: "Veículo de concepção simples e robusta quebra menos, dá menos despesa de manutenção e é, portanto, ideal para o transporte de passageiros".

Esqueceu-se que o usuário, cada vez mais exigente, esperava um transporte digno, que comprometesse menos sua qualidade de vida nas viagens diárias desconfortáveis naqueles "caminhões encarroçados".

 

Especificações técnicas veiculares

A SPTrans é responsável pela definição das especificações técnicas dos veículos para transporte coletivo em São Paulo. Para isso, a Engenharia da Empresa busca informações operacionais e relativas ao perfil viário das linhas além, de considerar sugestões e reclamações de usuários.

A partir da análise dessas informações, a Engenharia definiu um conjunto de especificações diferenciadas para cada aplicação operacional. Assim, é possível não só atender aos usuários de forma digna, como também resgatar passageiros que migraram para outros meios de transporte.

O embarque e desembarque à esquerda, por exemplo, permite uma operação mais veloz e, consequentemente, aumenta o nível de satisfação do usuário. O veículo mais adequado para operar nestes corredores é o "Ônibus de Quatro Portas". Assim, os passageiros podem embarcar e desembarcar do lado esquerdo, em plataformas centrais e do lado direito, quando a disposição da pista exigir.

Por que escolher um "Ônibus de Quatro Portas":
Ganho de velocidade comercial, primordial para incentivo ao transporte coletivo, traz consequências diretas na economia de combustível e menores índices de congestionamentos e de poluição.

- Acesso ao ônibus pelo lado esquerdo: não conflita com as conversões à direita e, assim, melhora o fluxo para outros veículos.

- Aproveitamento dos canteiros centrais, em níveis baixos, como pontos para embarque e desembarque de passageiros.

- Maior flexibilidade operacional, uma vez que o veículo pode ser usado indistintamente nos lados esquerdo e direito da pista.

Os veículos especificados para operação no sistema de transporte de São Paulo são os seguintes:

Imagem de um miniônibus
Imagem de um ônibus básico
Imagem de um ônibus Padron
Imagem de um trólebus
Imagem de um ônibus articulado
Imagem um ônibus biarticulado

 

Motor traseiro ou central

A colocação do motor na parte central ou traseira do ônibus permite a separação do salão de passageiros do compartimento do motor. A medida reduz o nível de ruído interno, temperatura e favorece o fluxo dos passageiros no interior do salão, bem como o acesso do motorista à direção, evitando riscos de acidentes.

 

Suspensão

A opção pela suspensão pneumática tem três vantagens:

- Absorve melhor as irregularidades do solo, aumentando a durabilidade do conjunto e da estrutura do veículo.

- A altura do piso do veículo em relação ao solo permanece constante, independentemente da carga.

- Possibilidade de inserção de sistema de ajoelhamento, que facilita o embarque e desembarque das pessoas.

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