Logotipo da SPTrans
Brasão da Cidade de São Paulo. Abaixo, os textos: Cidade de São Paulo - Mobilidade e Transportes
FILTROS:

m




FILTROS:


 
Imagem ilustrativa, contendo a vista aérea de uma estação do Expresso Tiradentes.

Confira o funcionamento dos postos de atendimento da SPTrans na Fase de Transição

23 de abril de 2021 - 18h17

A SPTrans informa que durante a Fase de Transição do Plano São Paulo, de 24 a 31 de abril, os postos de atendimento aos usuários Comum, Vale-Transporte, Estudante e Professor localizados nos terminais de ônibus e estações de transferência funcionarão de segunda a segunda-feira das 6h às 19h. Vale ressaltar que mesmo nos horários em que os postos estiverem fechados, a compra de créditos pode ser feita via aplicativo, máquinas de autoatendimento,  rede credenciada, Lotéricas e Banco do Brasil.

 

O Posto Jabaquara, localizado na estação do Metrô, continuará funcionando no horário das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, enquanto os postos Santana e Augusta seguem funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

O Posto Central e os Postos de Atendimento a Gratuidades, localizados nas subprefeituras permanecem fechados nessa fase.

 

· Transporte Coletivo - SPTrans

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, informa que a frota de ônibus das linhas municipais da cidade de São Paulo foi mantida acima da demanda apresentada desde o início da pandemia, em março de 2020. No momento, a frota do sistema de transportes está em 93,34% nos bairros mais afastados do centro e em 88,25% em toda a cidade, para atender uma demanda de 52% em relação a um dia útil antes da pandemia.

 

A equipe técnica da SPTrans monitora diariamente o deslocamento do passageiro na Capital com o objetivo de equilibrar a oferta à demanda.

 

A partir de maio/2020, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes passou a publicar diariamente o Boletim de Mobilidade e Transportes, com total transparência, no link http://www.cetsp.com.br/consultas/especial-covid-19/boletim-diario-de-mobilidade-e-transportes-covid-19.aspx, contendo o número de passageiros transportados e a frota programada.

 

Vale ressaltar que o inquérito sorológico realizado pela Prefeitura de São Paulo mostra que a proporção de pessoas infectadas que saem de casa para trabalhar ou realizar outras atividades essenciais é menor em relação a quem sai para locais e atividades não essenciais, independente do meio de transporte ou da forma de deslocamento.

 

Medidas preventivas adotadas

 

O uso de máscaras é obrigatório durante toda a viagem por todos os passageiros, motoristas e cobradores.

 

A SPTrans adotou uma série de medidas preventivas em relação à Covid-19, como reforço na higienização dos veículos e nos terminais. Além da limpeza mais pesada já realizada diariamente nas garagens em todos os ônibus, a higienização dos ônibus é reforçada entre as viagens, nos terminais municipais, principalmente nos locais onde há contato mais frequente dos passageiros, como balaústres, corrimãos e assentos.

 

A higienização diária dos veículos pode ser verificada em imagens no link https://sptrans.com.br/noticias/galeria-higienizacao-do-transporte-coletivo/.

 

Ações de orientação e conscientização sobre cuidados e higiene pessoal continuam sendo realizadas com todos os operadores, por meio das concessionárias, e com os passageiros, por meio de mensagens sonoras e cartazes nos terminais, redes sociais e no Jornal do Ônibus.

 

A SPTrans autorizou as empresas concessionárias a isolarem seus motoristas com cortina em "L" e o uso de máscara para quem precisa se deslocar passou a ser obrigatório. Além disso, é recomendado o reforço de cuidados pessoais como lavagem das mãos a cada viagem realizada.

Assessoria de Imprensa - SPTrans

Ilustração com logo do Twitter branco sobre fundo azul. Abaixo, texto Siga-nos: @sptrans em branco