Logotipo da SPTrans
Brasão da Cidade de São Paulo. Abaixo, os textos: Cidade de São Paulo - Transporte e Mobilidade Urbana
FILTROS:

m




FILTROS:


 
Imagem ilustrativa, contendo a vista aérea de uma estação do Expresso Tiradentes.

SPTrans realiza exposição no Pateo do Collegio na sexta-feira, 6/5

06 de maio de 2022 - 06h15
Evento faz parte do Maio Amarelo e irá destacar a evolução dos itens de segurança nos ônibus
 

A SPTrans realiza na sexta-feira, dia 6 de maio, das 10 às 16h, a exposição Evolução do Transporte Coletivo, que irá destacar a evolução do transporte público da cidade de São Paulo, no Pateo do Collegio. A atividade faz parte das ações do Maio Amarelo, que neste ano terá como tema Atenção pela vida, com ações da SPTrans que incentivam a convivência entre os modais, priorizando a vida.

Estarão expostos um ônibus superarticulado, um ônibus elétrico a bateria, o Trolebus Brill, que faz parte do acervo do Museu do Transporte Público, e uma van do Serviço Atende+, para mostrar nesta mistura de veículo antigo com os novos, o avanço dos itens de segurança no transporte coletivo por ônibus da Cidade de São Paulo com destaque para rampa de acesso, piso rebaixado, espaço para cadeiras de rodas, bloqueio automático que só permite que o ônibus se movimente com as portas fechadas, limitador de velocidade e adesivo do Ponto Cego, e inovação da tecnologia 100% a bateria.

Saiba mais sobre os veículos em exposição

O ônibus superarticulado de 23 metros de comprimento, com espaço para transportar pessoas com cadeira de rodas, bicicleta e itens como tomada USB, ar condicionado e wi-fi, opera em linhas que atendem os corredores de ônibus em várias regiões da cidade.

O ônibus a bateria, faz parte de uma frota de 220 ônibus elétricos, sendo 201 trólebus e 19 elétricos a bateria, sendo um em teste. O  uso de veículos de tração elétrica (trólebus + elétricos a bateria), proporcionam a redução de aproximadamente 20 mil toneladas/ano de CO2.

Já a van do Serviço Atende+, faz parte de uma modalidade de transporte porta a porta gratuito, operado com vans adaptadas, destinado às pessoas com autismo, surdocegueira ou deficiência física com alto grau de severidade e dependência, garante a inclusão das pessoas com deficiência por meio do transporte.

O Trolebus Brill, que faz parte do acervo do Museu do Transporte Público e da história da cidade, desperta o saudosismo na memória da população mais idosa.

Durante o evento, o público poderá entrar nos veículos, tirar fotos e descobrir curiosidades sobre o desenvolvimento do transporte coletivo por ônibus na cidade ao longo dos anos.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes no trânsito. Em 2022, com o tema: Atenção pela vida, as ações da SPTrans reforçam o compromisso na preservação da segurança viária durante os deslocamentos das pessoas pela cidade e incentivam a convivência entre os diversos modais existentes.

Serviço

Evento: Exposição Evolução do Transporte Coletivo
Data: 6 de maio - sexta-feira
Hora: das 10 às 16h
Endereço: Pateo do Collegio - Centro Histórico de São Paulo

Assessoria de Imprensa - SPTrans

Ilustração com logo do Twitter branco sobre fundo azul. Abaixo, texto Siga-nos: @sptrans em branco