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Brasão da Cidade de São Paulo. Abaixo, os textos: Cidade de São Paulo - Mobilidade e Transportes
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Imagem ilustrativa, contendo a vista aérea de uma estação do Expresso Tiradentes.

Perguntas e Respostas

ATENÇÃO: devido às medidas preventivas no combate ao COVID-19, os atendimentos presenciais nos postos estão temporariamente suspensos.

Quero saber mais sobre:

Ícone de atenção SPTrans informa! O Posto Central não atende sem agendamento prévio. Os serviços que necessitam do atendimento presencial estão disponíveis para agendamento no site de atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.

É um benefício garantido por Lei (nº 7.418, de 16/12/1985 e regulamentado pelo Decreto nº 95.247, de 17/11/1987) que estabelece o limite de 6% do salário do trabalhador para despesas com transporte (residência/trabalho - ida e volta). Os gastos que excederem esse percentual devem ser custeados pelo empregador.

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São permitidos:
1. Dois embarques em ônibus diferentes, no período de três horas, com o pagamento de uma tarifa Vale-Transporte Ônibus.
2. Um embarque em ônibus, em até 3 horas e um embarque no sistema trilhos (Metrô/CPTM), nas duas primeiras horas, com o pagamento de uma tarifa Integração Ônibus + Metrô/CPTM Vale-Transporte.
3. Um embarque no sistema trilhos (Metrô/CPTM), pagando uma tarifa Vale-Transporte Metrô/CPTM.

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Se você já possui um Bilhete Único personalizado, basta informar o número desse cartão à área de Recursos Humanos da empresa onde trabalha. Caso ainda não possua um Bilhete Único personalizado, faça o cadastro de solicitação no site.

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A SPTrans disponibiliza esse serviço diretamente pelo site.

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Após a conclusão do cadastro (sem pendências) dirija-se a um Posto de Atendimento da SPTrans (os postos nos terminais de ônibus da SPTrans funcionam das 6h às 19h - durante a fase emergencial do Plano São Paulo, e sete dias por semana). Apresente um documento de identidade, com data de emissão de até dez anos, para retirar o cartão.

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Assim que seu empregador confirmar a compra do Vale-Transporte, você pode ir a um ponto de recarga de crédito, inserir o cartão na máquina de autoatendimento e carregar o Bilhete Único com créditos do Vale-Transporte. Para saber onde encontrar os locais de recarga acesse o site.

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O limite diário é de R$ 380,00 e o valor máximo acumulado é de R$9.999,00.

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Para reapresentação na catraca, em um mesmo ônibus, ou em um mesmo bloqueio das estações do Metrô e da CPTM, o intervalo mínimo é de 30 minutos.

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O custo da 2ª via é de 7 tarifas de ônibus vigentes.

• A 2ª via pode ser adquirida após 72 horas do registro de cancelamento, pela Central de Atendimento 156. Após esse prazo, dirija-se a um Posto de Atendimento da SPTrans (os postos nos terminais de ônibus da SPTrans funcionam das 6h às 19h - durante a fase emergencial do Plano São Paulo, e sete dias por semana) e apresente um documento oficial com foto*. O valor referente ao custo de emissão da 2ª via deverá ser pago, em dinheiro, diretamente no Posto. 

• Outra opção é cancelar o cartão e retirar a 2ª via imediatamente em um Posto de Atendimento da SPTrans (os postos nos terminais de ônibus da SPTrans funcionam das 6h às 19h - durante a fase emergencial do Plano São Paulo, e sete dias por semana). Apresente um documento oficial com foto*. O valor referente ao custo de emissão da 2ª via deverá ser pago, em dinheiro, diretamente no Posto. Quando existir saldo remanescente a restituição dos valores ocorrerá após 72 horas. Para efetivação desse procedimento será necessária uma nova visita a um Posto de Atendimento da SPTrans.

A isenção do pagamento da 2ª via só ocorre quando o cancelamento é motivado por defeito de fabricação do cartão.

*Documentos com data de emissão de até dez anos.

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As operações de cancelamento do cartão, bloqueio, rastreamento e transferência do saldo remanescente para um novo cartão envolvem custos, mesmo que não haja a necessidade de emitir um novo cartão, caso você tenha outro cartão ativo para a transferência do saldo. A isenção do pagamento só ocorre quando é constatado, após análise, que o problema foi originado por falha técnica.  

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O Vale-Transporte é um benefício exclusivo para despesas de deslocamento residência/trabalho, ida e volta. O uso indevido, bem como a declaração falsa com o intuito de receber o benefício indevidamente, constituem falta grave.  

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O empregador não pode substituir o Vale-Transporte por antecipação em dinheiro ou qualquer outra forma de pagamento, exceto nos casos previstos em lei.  

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Após o pagamento do boleto, é preciso aguardar 2 dias úteis para a liquidação financeira e disponibilização para recarga. 

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No momento do pagamento da tarifa o validador efetua o desconto seguindo a seguinte ordem:
 Vale-Transporte;
Estudante (gratuidade ou 1/2 tarifa); e
Comum.

Se não houver nenhum saldo disponível no cartão pague o valor integral da tarifa ao operador. 

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Após a solicitação o processo de cancelamento é irreversível. Solicite a 2ª via.

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Solicite atendimento pelo Portal SP156

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Nesse caso o empregador oferece o deslocamento integral, residência/trabalho, ida e volta. Portanto, fica isento da obrigatoriedade de arcar com o benefício do Vale-Transporte.   

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O acúmulo de benefícios é vetado.

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Esse procedimento está garantido no Decreto nº. 51.180 de 14/01/2010. Os interessados devem apresentar a solicitação de inclusão do nome social, por escrito, no Posto Central da SPTrans, Rua Boa Vista, 274 - Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com documento de identidade*, para preencher e assinar um requerimento próprio. É necessário ser maior de 18 anos de idade, ou estar acompanhado de um responsável legal, com documento de identificação*. O Bilhete Único será confeccionado com o nome social no lugar do nome civil.

*Documentos com data de emissão de até dez anos.

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É necessário imprimir, em duas vias, o formulário Termo de Ciência de Retenção do Vale-Transporte e apresentá-lo ao RH da empresa que você trabalha para preenchimento. Após essa etapa, dirija-se a um dos Postos de Atendimento da SPTrans (os postos nos terminais de ônibus  da SPTrans funcionam das 6h às 19h - durante a fase emergencial do Plano São Paulo, e sete dias por semana).

É necessário apresentar:

• Termo de Ciência de Retenção do Vale-Transporte;

• Termo de Apreensão entregue pela SPTrans; e

• documento oficial com foto, com data de emissão de até dez anos.

 O valor referente ao custo de emissão da 2ª via, 7 tarifas de ônibus vigentes, deverá ser pago diretamente no Posto.

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Compareça a um dos Postos de Atendimento da SPTrans (os postos nos terminais de ônibus  da SPTrans funcionam das 6h às 19h - durante a fase emergencial do Plano São Paulo, e sete dias por semana).

É necessário apresentar:

• Carteira de Trabalho, com a baixa e o Contrato de Rescisão Contratual da Empresa; e

• documento oficial com foto, com data de emissão de até dez anos.

O valor referente ao custo de emissão da 2ª via, 7 tarifas de ônibus vigentes, deverá ser pago diretamente no Posto.

PEDIDOS RESPONDIDOS

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