Logotipo da SPTrans
Brasão da Cidade de São Paulo. Abaixo, os textos: Cidade de São Paulo - Mobilidade e Transportes
FILTROS:

m




FILTROS:


 
Imagem ilustrativa, contendo a vista aérea de uma estação do Expresso Tiradentes.

Evite filas: CPF deve ser vinculado ao Bilhete Único sem cadastro pela internet

21 de julho de 2021 - 17h04

Cartões sem deixam personalizar de ser aceitos no sistema de transportes a partir de 1º de setembro; passageiros devem solicitar o bilhete personalizado pelo site

Um SPTrans informa que os passageiros que possuem Bilhete Único sem cadastro devem fazer pela internet uma vinculação de um CPF válido ao cartão. O processo pode ser feito pelo site da SPTrans (www.sptrans.com.br/trocabilhete), de forma fácil, sem filas e sem precisar sair de casa.

A partir de 1º de setembro, os cartões sem personalização do Bilhete Único não serão mais aceitos no sistema de transporte, mesmo aqueles que já contam com o CPF vinculado. Para continuar, realizando suas viagens normalmente, com mais segurança, os passageiros devem solicitar o modelo personalizado, com nome e CPF impresso, pelo site.

Para fazer somente a vinculação do CPF são disponibilizadas aos usuários as seguintes formas: pelo link www.sptrans.com.br/trocabilhete, onde não é preciso fazer o login, e pelo link http://sptrans.com.br/cadastro, acessando com usuário e senha. A SPTrans recomenda que o usuário vincule seu CPF ao seu cartão antes de sair de casa, sem a necessidade de se dirigir a um posto para realizar este serviço. Após a associação, o usuário pode continuar recarregando e utilizando seu cartão até 31 de agosto. Após este período, somente aceitos cartões personalizados. Para solicitar o seu, acesse http://sptrans.com.br/cadastro e faça seu cadastro.

O vínculo do documento é simples, veja como fazer:

-Acesse o link www.sptrans.com.br/trocabilhete
-Clique na opção "Associar Bilhete Único";
-Preencha com seu CPF;
-Insira o nº do cartão;
-Efetue o cadastro com seus dados pessoais;
-Pronto! Agora é só aguardar mais detalhes sobre a vinculação.

Para efetuar o cadastro online, que já dá direito a retirar um cartão personalizado, é preciso apenas ter em mãos o RG, o CPF e o CEP residencial, além de uma foto digitalizada tamanho 3x4 com fundo neutro. Vale lembrar que o cartão é de uso pessoal e intransferível.

Veja o passo a passo para quem ainda não possui cadastro:

- Acesse o site pelo link http://sptrans.com.br/cadastro
- Selecione a opção 'Cadastre-se';
- Insira seus dados;
- Envie uma foto 3x4;
- Depois de ler o termo de ciência, clique no botão “concordo”;
- divulgar suas informações pessoais;
- Pronto! Agora, após ter sua foto aprovada, basta se dirigir a um posto de atendimento e retirar seu Bilhete Único personalizado;
- Atenção: fazendo este procedimento agora você tem até 31 de agosto para continuar usando seu cartão com CPF vinculado e pode retirar o bilhete no terminal mais próximo de sua residência ao longo das próximas semanas;
- Se estiver tendo dificuldades no envio da foto, você pode escolher a opção de entregar uma foto diretamente no posto.

A transferência dos créditos remanescentes no bilhete sem cadastro para o novo cartão personalizado, desde que registrado no mesmo CPF do bilhete anterior, será automática em 72h, só é necessário inserir o cartão na máquina de autoatendimento.

Se ainda houver dúvidas quanto aos cartões que precisam de troca, basta verificar se no verso do bilhete o número de identificação começa com os dígitos 59, 71 ou 110. A SPTrans ainda disponibiliza o link https://www.sptrans.com.br/consultabilhete, que permite saber se o cartão já está associado a um CPF.

A medida tem como principal foco reforçar o combate às fraudes no sistema de transportes e, consequentemente, prejuízos aos cofres públicos e também aos passageiros. A associação dos cartões antigos a um CPF é a forma de identificar quem está utilizando cartões, garantindo maior segurança para o sistema de Bilhetagem Eletrônica. Os novos ingressos possuem a tecnologia mais moderna e segura.

Vale lembrar que, em 1º de setembro de 2021, os cartões sem personalização não serão mais aceitos no sistema de transporte público.

Assessoria de Imprensa - SPTrans

Ilustração com logo do Twitter branco sobre fundo azul. Abaixo, texto Siga-nos: @sptrans em branco